[gtranslate]
Ansiedade e replanejamento

Ansiedade e replanejamento em tempos de isolamento social

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

De acordo com o dicionário, a ansiedade remete ao desconforto físico e psíquico, agonia e angústia. Junto com ela, vem à questão do replanejamento, que nada mais é do que o ato de planejar novamente. Essas duas palavras traduzem o sentimento de muitas pessoas neste período de isolamento social, em combate a Covid-19.

Segundo a Sociedade Brasileira de Psicologia, a pandemia do Coronavírus acarretou inúmeras perdas no mundo todo, não só em termos de saúde, mas também em relação à estabilidade econômica.

Para a psicóloga Aline Cordeiro, associada da Associação Comercial de Sorocaba, com a repentina mudança que estamos vivendo e a incerteza sobre o futuro, é natural que aumente a insegurança, a ansiedade e, consequentemente surja a necessidade do replanejamento.

“A ansiedade pode prejudicar a nossa vida afetiva e social. Desta forma, devemos perceber se estamos reagindo de maneira exagerada frente à pandemia ou antecipando o futuro, agindo de forma pessimista, fatalista ou com desesperança. Além disso, é importante viver no momento presente, pensar o que podemos fazer para melhorar a situação atual e traçar novos planos para diversas questões do cotidiano”, comenta a psicóloga.

O que fazer neste momento de incertezas?

Segundo pesquisadores da Atenção Psicossocial e Saúde Mental do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (CEPEDES) da Fiocruz, precisamos:

  • Investir em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, atividades físicas, leitura, exercícios de respiração, entre outros mecanismos);
  • Para quem está em home office, deve-se ficar atento as necessidades básicas, garantindo pausas durante o trabalho (se possível em um local calmo e relaxante);
  • Reorganizar os planos e estratégias de vida;
  • Manter ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas;
  • Manter-se longe do excesso de notícias, se perceber que isto o deixa mais ansioso;
  • Organizar uma rotina, estabelecendo poucas metas;
  • Tomar cuidado com pensamentos negativos e, quando identifica-los, focar em pensamentos e memórias positivas;
  • Entender as necessidades do outro, oferecendo ajuda se for possível;
  • Ter flexibilidade para novas possibilidades e ser criativo para recriar práticas do cotidiano;
  • Ser persistente para solucionar problemas em situações adversas, continuar apesar dos erros e dificuldades;
  • Ser capaz de enxergar as coisas positivas que estão acontecendo e que irão acontecer após a pandemia.

 

Fonte: Portal Nacional de Seguros
segs.com.br

 

Nova Manaus
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.