Não é novidade que ter uma boa autoestima é fundamental para ser uma pessoa feliz e realizada, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. No entanto, muitas pessoas ainda têm dificuldade em lidar com essa questão, pois, por mais que se saiba que é importante ter autoconfiança, não é tão simples quanto parece acreditar em si mesmo e não duvidar nunca do seu potencial.
A autoestima é uma grande aliada – ou até mesmo a maior aliada – no mundo corporativo, pois um profissional que se valoriza e reconhece seu próprio talento sente-se mais seguro para dar ideias, sugestões de melhoria, ou se posicionar e defender seus argumentos durante uma reunião.
Uma pesquisa recente da Universidade da Flórida demonstra que a autoestima não apenas torna a pessoa mais segura como também pode fazer crescer a conta bancária e equilibrar a saúde.
E a importância de ser autoconfiante não se restringe ao ambiente de trabalho. Por acreditar na sua capacidade, a pessoa alcança mais resultados, tanto na vida profissional quanto na pessoal.
Além disso, mantém a saúde mais equilibrada, cultivando bons relacionamentos e um estilo de vida mais leve. Muitas vezes a falta de confiança em si mesmo é fruto de uma postura mental negativa.
Com esse tipo de atitude, é praticamente impossível se desenvolver de forma plena, na vida profissional ou privada.
Confira 5 dicas para uma autoestima “inabalável”
- Invista no autoconhecimento
- Reconheça seu potencial
- Valorize suas conquistas
- Enfrente seus medos
- Reveja suas crenças
E você, já pensou em investir na autoconfiança?!
* Ricardo Oliveira é sócio fundador da Lion Saúde e especializado em Direito Securitário para planos de saúde.