[gtranslate]
Procastinar - adiar, cancelar, deixar para depois?

Procastinar – adiar, cancelar, deixar para depois?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Você já teve atitudes como iniciar um projeto e nunca terminar? Fazer planos no dia a dia e continuar adiando até esquecer? Essas atitudes são classificadas como procrastinação.

Procrastinar é uma atitude muito comum nos dias de hoje, tanto na vida pessoal quanto profissional. Causa a falta de cumprimento de obrigações, não entregar no prazo combinado, não atingir metas, e no aspecto pessoal, acabamos deixando para depois nossas atividades. Este é um dos maiores obstáculos que temos para a concretização de tarefas.

“Quando você se habitua a focar toda a sua atenção em uma ação específica de cada vez, se torna capaz de usar sua inteligência em favor do objetivo” explica Jairo Ferreira Filho, CEO da Master Mind Curitiba e Campos Gerais. Ele explica que na Master Mind, escola de desenvolvimento humano, é usada uma metodologia e ensinamentos baseados no livro “A Lei do Triunfo” de Napoleon Hill, onde ele esclarece como consertar essas atitudes e alcançar o sucesso. “É preciso foco, motivação e coragem. Dessa forma, conseguimos alcançar nossos objetivos e superar a procrastinação”, pontua, de acordo com a 12° lei entre as 17 de Napoleon Hill.

Quando temos atitudes como: dar desculpas por não fazer algo e ter justificativas para cada atividade fora do prazo, é sinal de que estamos procrastinando, e essas explicações servem para nós mesmos, quando não queremos nos reconhecer como procrastinadores. É um processo de autosabotagem, de ficar na área de conforto, para economizar tempo e energia, mas também é muito prejudicial à quem procrastina.

“Um dos primeiros passos para se evitar isso, é admitir nossas ações e ser sincero sobre o que precisamos fazer e deixamos de fazer. Com o quadro geral, fica mais simples disciplinar sua mente e realizar o necessário para mudar”, esclarece Jairo.

Apesar dos malefícios da procrastinação é possível olhar pelo lado otimista. Evitamos sair de nossa zona de conforto quando estamos com medo, e, talvez, no caminho certo. O medo de tentar algo novo nos impede, como um mecanismo de defesa que está presente em todas as áreas de nossa vida. De acordo com Jairo e a 12° Lei do triunfo, até o medo pode nos ajudar a seguir em frente, só precisamos saber como administrá-lo.

MasterMind é uma aliança de mentes em harmonia em torno de um objetivo comum bem definido. Tem como propósito municiar o participante com as competências necessárias para construir suas alianças ao longo da vida. A missão da Fundação Napoleon Hill – parceira internacional da Master Mind – é transformar pessoas em líderes empreendedores e socialmente responsáveis – e não procrastinadores.

Jairo Ferreira Filho
CEO da MasterMind Curitiba e Campos Gerais